Ecos da grande tragédia de 74

Após 47 anos, marcas de soerguimento e caráter

23 Março 2021 | Terça-feira 19h39

Residi dois anos e meio em Tubarão e por não ter visitado o Arquivo Público e Histórico nunca vi a foto abaixo. Tampouco a vi em qualquer resgate dos colegas da mídia local entre 1999 e 2001 e olha que, a cada março, publicavam - e publicam - dezenas de fotos.
 
Esta aqui mostra o primeiro ou um dos tantos sepultamentos de vítimas da enchente de 24 de março de 1974 em cova coletiva. Seguia-se protocolo internacional. Fotografava-se o rosto e fixava-se um código na sepultura. O procedimento permitiu incontáveis remoções a outros cemitérios.
 

Após 47 anos, a extensa cova onde acomodaram-se corpos e clamores de um povo ainda hoje traumatizado remete a um paralelo. Reproduzido, embora sem similaridade, de forma cruel nas imagens de cemitérios pelo mundo afora durante a pandemia.
 
Se para tantos a esperança sucumbiu hoje ao vírus, é de Tubarão que ressurgem, também a cada março, as marcas de um soerguimento atávico. Alimentada por relatos de pais e avós, a história espelha agora o caráter forjado na dor e - sobretudo - na alma de sua gente.
 
Imagem / cortesia: Arquivo Público e Histórico de Tubarão /  Reprodução: Grupo Memórias de Tubarão SC e Região (Facebook) 

CONFIRA TAMBÉM
O Presépio Mecanizado do Seminário Pio 12 (1976)

Um aeroporto entre Laguna e Araranguá (1973)

VÍDEO: TV Piratini, pioneira no sul de SC (1965)

VÍDEO: Os carnavais e suas realezas em Criciúma (1988)

A tragédia dos meninos do bairro São Cristóvão (1973)


CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com