Memórias do Metropol ganham mostra na Acic

Troféus, documentos e fotografias compõem acervo

09 Outubro 2019 | Quarta-feira 17h35

A trajetória do Esporte Clube Metropol ganha resgate neste mês numa iniciativa da Associação Empresarial de Criciúma. Uma exposição reúne troféus, documentos, faixas, uniformes e até a bola do título estadual de 1962 na sede da entidade a partir desta quinta-feira. 
 
"Memórias do Metropol" estende-se até o dia 24, quando ex-jogadores serão homenageados. "O time foi um orgulho para a cidade na década de 60", lembra o médico Benito Gorini Borges, mentor do Projeto Cultura Acic. "Em 10 anos, ganhou cinco campeonatos catarinenses e projetou Criciúma na Europa durante uma excursão em 1962."
 
A homenagem coincide com ação social desencadeada pelo clube, expressa o presidente do Metropol, José Carlos China Vieira. "Estamos em vias de iniciar um projeto para crianças carentes, aproveitando a marca e o passado glorioso do time. Contamos com o apoio da associação de moradores do bairro Metropol e já protocolamos o projeto no Ministério do Esporte."
 
A fase áurea do Metropol ocorreu após a profissionalização do time em 1959, bancada pela Carbonífera Metropolitana. Celeiro de vários talentos transferidos para grandes times, encerrou suas atividades em 1969. De realidade à lenda dos gramados, ganhou livro em 1996 - Histórias que a Bola Esqueceu - assinado pelo jornalista e chargista Zé Dassilva.
 
Confira também o vídeo:


 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com