A bocha nas paixões do deputado Bolan

Verões reuniam adeptos e amigos no Rincão

21 Abril 2021 | Quarta-feira 19h40

Longe da política, o deputado Aristides Bolan nutria de berço duas paixões esportivas. As carreiras de cavalo (corridas em raias estreitas) e a bocha fizeram parte de sua infância na localidade de Espigão da Toca, município de Maracajá.

Graduado em Direito, agregou intervenções na vida privada, incluindo a presidência do antigo Comerciário (Criciúma EC) à profissão. Foi na Assembleia Legislativa, contudo, que se projetou com três mandatos entre 1970 e 82.

O apoio da eterna companheira Nezi Althoff Bolan foi sempre decisivo. "A tia trabalhava incansavelmente nas atividades políticas acolhendo solicitações e nas campanhas eleitorais", rememora o sobrinho Clementino Bolan.

O deputado faleceu cedo com apenas 54 anos em 1990. Seu nome contempla a avenida ao Morro Cechinel a partir da rótula da João Pessoa e duas rodovias estaduais próximas. A de contorno de Morro da Fumaça e a Via Rápida.

A paixão pela bocha o levou a construir uma cancha ao lado de sua casa no Balneário Rincão, ponto de encontro de adeptos e amigos a cada verão. As fotos foram publicadas pelo semanário O Independente em 10 de janeiro de 1976.


"Campeonato Bolan é atração na praia", frisava o jornal, destacando o apoio da rádio Difusora de Criciúma. Na foto acima, o radialista da emissora e mais tarde vereador Valdenir Zanette, conhecido por Zé do Mato, aparece à direita dos bochófilos.



"Ele gostava de promover torneios de bocha na sua casa de praia porque juntava familiares e muitos amigos", emociona-se Clementino ao lembrar. "Era um homem íntegro, carinhoso com filhos e sobrinhos, gostava de cozinhar e de coisas simples. Nunca ostentou."

CONFIRA TAMBÉM
Três tiros, o fim de Suzy

De Tubarão a Criciúma, dos bares ao Lanchão

Ecos da grande tragédia de 74

O Presépio Mecanizado do Seminário Pio 12 (1976)

CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com