Capelinha da Linha Anta reabre nesta sexta

Mutirão reuniu moradores, poder público e iniciativa privada

27 Novembro 2019 | Quarta-feira 20h25

Em mais uma pegada coletiva envolvendo a comunidade da Linha Anta e a administração municipal de Içara, a capelinha de Santo Antônio será reinaugurada nesta sexta-feira.
 
O mutirão reabre às 18 horas para o público o Museu Sacro Capela Santo Antônio com respaldo de uma parceria com a Construtora Locks.
 
O bairro Linha Anta localiza-se na junção dos limites de Içara, Criciúma e Morro da Fumaça. 

Situado à margem da SC-443 que pertence à Içara, o templo teve os eventos religiosos transferidos em 1982 para a nova igreja erguida na margem oposta, em Criciúma.
 
Fruto do tombamento histórico em 1985, o imóvel foi alvo de intensa mobilização articulada em abril de 1994 pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil).
 
A realização na época do Seminário Sul-Catarinense para a Preservação do Patrimônio Histórico desencadeou o processo de restauração concluído em 2001.
 
Em 2008, lamenta o coordenador de Cultura de Içara, Harlan Mello, o museu caiu em desuso e a igrejinha voltou a ser abandonada e depredada. "A capela pertence à Paróquia de Morro da Fumaça, mas é gerida pelos moradores da Linha Anta", sublinha.
 
Imagens: João Gabriel da Rosa / Colaboração: Tânia Giusti - Assessoria PMI
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com