Cabul é remake do Caçador de Pipas

Filme de 2007 enfatiza flagelo da intolerância

21 Agosto 2021 | Sábado 18h02

Alguma dificuldade para entender o que houve no aeroporto de Cabul na semana passada? Assista ao filme O Caçador de Pipas (Kite Runner, 2007) atualmente no NOW da Claro / NET grátis. Ah, já viu? Acho que não.

O filme que você conferiu abordava um pesadelo anterior à invasão de tropas estadunidenses no vácuo do Onze de Setembro. O que você vai ver agora reprisa o retorno da barbárie 20 anos depois.

Parece a mesma coisa, mas não é. A volta do Talibã ao poder no Afeganistão e seu colossal receituário de intolerâncias remete a produção dirigida por Marc Foster a um virtual remake. Se antes lamentamos o passado, hoje choramos o presente. 

Baseado no romance de Khaled Hosseini, o filme aborda a amizade de dois meninos criados sob o mesmo teto, altercando virtudes (fraternidade, lealdade) e fraquezas (traição, ciúme). Pano de fundo, pipas multicoloridas engalfinham-se sob o céu de Cabul, agora tão cobiçado por desvalidos em fuga.

Na primeira vez que vi o filme, a memória de pandorgueiro nos verões de minha infância logo fixaram um link. Afinal, assim como bambus, fios de nylon e cola de farinha de trigo, o terror fundamentalista nada mais era que parte do passado.


Ao rever o filme neste sábado, me voltaram noticiários da invasão soviética em 1979, humilhada 10 anos depois numa preview  do que ocorreu agora com os Estados Unidos. "Este país não é gentil com invasores", afirma um personagem, elucubrando uma desconcertante fusão de história com profecia.

CONFIRA TAMBÉM
Canais educativos da TV aberta no ar
Obras públicas vistas por drones
Laguna Tourist agora integra Samba Hotéis

CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com