VÍDEO: Cirurgias femininas ganham novo centro

Patologias ginecológicas com sala cirúrgica especial no HMISC

01 Dezembro 2018 | Sábado 19h21

Uma clínica cirúrgica feminina com foco em patologias ginecológicas começa a funcionar no Hospital Materno Infantil Santa Catarina a partir do próximo dia 17.
 
A nova ala, segundo o diretor geral Leon Iotti, contemplará também intervenções cirúrgicas gerais em mulheres e crianças.
 
"Hoje, quando uma criança precisa ser operada, ela é encaminhada ao Hospital São José e depois retorna para cá", lembrou.
 
Até agora focado apenas em crianças, o hospital terá uma maternidade com 25 leitos para gestantes. "As novas salas atendem de cesarianas a partos humanizados", frisou.
 
"Nos próximos anos, os investimentos aqui irão superar R$ 20 milhões", previu o secretário estadual da Saúde, Acélio Casagrande. "Só a UTI neonatal passará a contar com 27 leitos."
 
A partir de agora, o HMISC deixa de ter uma "caraterística apenas de município e de região", avaliou o prefeito Clésio Salvaro.

"Terá um alcance estadual. Tanto que dos atuais 10 leitos da UTI neonatal, apenas 25% eram ocupados por crianças do município."
 
O governador Eduardo Moreira concordou. "Com a regulação, qualquer criança do estado poderá ser internada aqui."
 
Médico cardiologista, ele recordou que no final dos anos 70 vinha com frequência ao Hospital Santa Catarina para realizar "avaliações cardiológicas nos pacientes infantis".
 
Com a inauguração deste sábado, o sul do estado ganha uma maternidade adequada inclusive a "gestantes de alto risco com UTI neonatal e UTI pediátrica", pontuou Eduardo.
 
Alunos da rede pública de ensino e do Bairro da Juventude participaram da inauguração da ala materno-infantil. Assista às entrevistas no vídeo abaixo:



LEIA TAMBÉM
O meu elefante branco
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com