Um aeroporto entre Laguna e Araranguá

Celeuma entre Tubarão e Criciúma remonta aos anos 70

19 Março 2021 | Sexta-feira 10h15

Quando o assunto é Aeroporto Regional Sul, muita gente imagina que a polêmica em torno da sua localização é recente. Já em abril de 1973, o jornal O Estado destacava a "guerra fria" entre Criciúma e Tubarão pela sede de um futuro aeródromo.
 
A expressão fora usada pelo presidente da Câmara de Criciúma, Nereu Guidi, embora o prefeito de Tubarão, Irmoto Feuerschuette, tenha minimizado o bate-boca.
 
Surpreendente, porém, era a posição conciliatória do vereador e líder do governo na Câmara de Tubarão, o médico Vendramin Silvestre. "Se queremos, de fato, um aeroporto regional, o ideal é que se localize entre Jaguaruna e Içara", recomendou. "Só assim contribuirá para o desenvolvimento de todo o sul do estado."


Em meados da década de 1990, ganhou corpo o consenso macroregional de que o futuro aeroporto deveria ser projetado próximo à BR-101, apostando-se na sua duplicação, e num ponto equidistante entre Laguna e Araranguá.  

Além de médico e vereador,  um visionário o Dr. Vendramin. Enxergava longe e profetizou com 100% de acuidade. Digno de uma placa no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi.

CONFIRA TAMBÉM
VÍDEO: TV Piratini, pioneira no sul de SC (1965)

VÍDEO: Os carnavais e suas realezas em Criciúma (1988)

A tragédia dos meninos do bairro São Cristóvão (1973)

Arroio & Morro de tantas amizades (1970)


CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com