Uma toupeira em Marte nesta segunda?

Ou... indo fundo aonde ninguém jamais foi

25 Novembro 2018 | Domingo 10h08

Durante a longa contagem regressiva, a Nasa deixou bem claro: esta será uma missão completamente diferente das anteriores porque agora vamos explorar as profundezas de Marte.
 
A explicação postada numa página bem-humorada da web tanto resume como antecipa o propósito da missão Insight a partir de amanhã.

O trocadilho no nome se justifica. Mói introspecção com penetração e prospecção para definir o que a engenhoca fará na superfície marciana. Ou melhor, no subsolo.
 
Assim que chegar ao Planeta Vermelho, a Toupeira - ou Mole, apelido em inglês do robô cuja rotina nos subterrâneos recorrerá à do pequeno mamífero - irá cravar um duto minerador a cinco metros.
 
As estatísticas recomendam cautela na confiabilidade a esse tipo de investimento interplanetário. Das 43 naves robóticas enviadas a Marte até hoje por diversas agências, só 18 tiveram sucesso.
 
"Trata-se de um lugar oxidado maravilhoso para descobertas científicas, mas é também um cemitério de robôs", compara um dos posts na página.
 
Ao término de uma viagem de seis meses e 480 milhões de quilômetros, a Insight chega ao seu destino voando a 20 mil km/h. Terá de reduzir nesta segunda para 1.600 km/h.
 
Para desacelerar, fará uma entrada num ângulo de 12 graus na atmosfera marciana por volta das 17 horas. Se inclinar um pouquinho mais, explode. Se menos, "iremos visitar Saturno", brincam os engenheiros.
 
O breque de dois minutos gerado pela força da gravidade marciana será tão impactante que uma pessoa de 75 kg a bordo se sentiria com quase uma tonelada.
 
A desaceleração provocará um atrito previsível, elevando a temperatura externa a quase 1.500 graus centígrados, próxima à fusão do aço.
 
Com a ajuda de um megaparaquedas e seis pequenos explosivos, o escudo será descartado para que os retrofoguetes entrem em ação.
 
A operação desembarque durará apenas sete minutos, mas para a equipe na Terra equivalerá a uma eternidade já que nada será monitorado.
 
Recorrendo ao Evangelho de Mateus, os parceiros da Nasa esboçam otimismo, sem abrir mão do humor: os mansos herdarão a Terra, a Toupeira herdará Marte.
 
Pé no freio, então, galera! E vai fundo, Insight!

Imagens / cortesia: Nasa
 
LEIA MAIS
Uma Toupeira em Marte
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com