Chapada dos Veadeiros, energia em meio à natureza

09 Setembro 2018 | Domingo 10h39

Gabriela Vieira Pain
 
Pegamos voo em Porto Alegre para Brasília, de lá fomos de carro até Cavalcante, uma pequena cidade a 90 km de Alto Paraíso de Goiás.

Levamos quase quatro horas até chegar em uma pousada, rodeada pelo verde da Chapada dos Veadeiros.
 
Total integração com a natureza, neste local é possível caminhar pelas trilhas e desfrutar uma cachoeira. A Cachoeira São Bartolomeu.
 
Uma das principais atrações turísticas da região, a Cachoeira de Santa Barbara fica na comunidade Kalunga, no vilarejo de Engenho II, zona rural da cidade de Cavalcante.
 
Neste dia, também visitamos a Cachoeira da Capivara.


Depois fomos para o distrito de Alto Paraíso de Goiás, localizado a 350 km de distância do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek de Brasília.
 
A região da Chapada dos Veadeiros possui muito cristais. No passeio pelas trilhas do Parque Estadual da Chapada, é possível encontrar cristais de quartzo branco e rosa, experiência única. Além de lindo a energia é incrível.
 
No dia em que visitamos o parque fizemos um passeio de seis horas. Foram 12 km de caminhada, onde conhecemos a cachoeira  Cariocas e Canyon 2.


 
Visitamos também as Loquinhas, região de águas verdes cristalinas, área particular com ótima estrutura nas trilhas e acesso as cachoeiras. Mesmo estando na época das secas, valeu muito a pena conhecer este local.

 Difícil escolher uma delas, mas a Cascata dos Couros, foi realmente inesquecível. Fica a um pouco mais de 50 km de Alto Paraíso e é preciso guia turístico para este passeio. São 3 km de trilha até a cascata pela lateral do rio. Várias parte da cascata são ideais para banho e relaxar apreciando o espetáculo da natureza. 

 O clima da Chapada é único. É uma região onde a cultura local é bem valorizada, assim como as comunidades indígenas, raizeiros, boiadeiros, comida da roça, frutas do cerrado etc.
 
A cidade vem sendo reconhecida internacionalmente como um centro natural de cura e busca do autoconhecimento. Justamente no dia em que eu estava lá ocorreu o 1º Simpósio sobre Saúde Integrativa.
 
Fiquei muito feliz em participar. As terapias holísticas compõem um conjunto de práticas e técnicas diversificadas que buscam proporcionar bem estar, equilíbrio e autoconhecimento.
 
CONHEÇA TAMBÉM
Charme e história no interior do Vêneto
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com