Ilhas Canárias, esplendor de um arquipélago vulcânico

Sete ilhas, clima ameno e paisagens inesquecíveis

07 Julho 2019 | Domingo 09h46

Ben-Hur Dalla Porta  /  Especial *

Estive nas Ilhas Canárias por duas vezes, sendo a primeira em um voo Iberia de São Paulo a Madri (com uma parada estratégica nesta vibrante capital europeia) e outro depois pela mesma companhia. As ilhas são um arquipélago vulcânico do Oceano Atlântico, pertencente à Espanha e localizado em frente à costa marroquina.
 

Composta por sete ilhas, com um clima ameno e lindas paisagens, as Canárias são um local para descanso e até aposentadoria de europeus de países nórdicos e frios. Afinal, é o local mais próximo com clima quente e ensolarado  e com ótima infraestrutura.
 
O turismo é uma das principais atividades do arquipélago com hotéis, restaurantes, clinicas privadas e até uma rádio (Atlantis FM), transmitindo em alemão e com ótima programação musical  para este público específico.
 
Malvasia é a uva cultivada por lá, permitindo a produção de um vinho típico da região. Os vinhedos são plantados direto no solo, mas com muretas para proteger dos ventos que assolam todo o arquipélago.
 

Conheci melhor Lanzarote, a ilha mais ao leste, escolhida por José Saramago e sua companheira espanhola Pilar para viver seus últimos anos. É uma ilha dominada por uma paisagem lunar decorrente de uma grande erupção dos vulcões do parque Timanfaya há mais de 200 anos.  
 

Os guias locais revelam que o vulcão está apenas adormecido, produzindo chamas com gravetos.


A ilha tem boas praias e uma paisagem preservada. Graças ao trabalho do artista plástico local Cesar Manrique, todas as construções são brancas, não há prédios altos ou outdoors e a fiação é aterrada.
 


A Fundación Cesar Manrique, com sua casa construída em bolhas de um rio de lava, o Mirador del Rio, e o auditório Jameos del Agua, todas suas criações, são lugares que valem a pena visitar.



* Médico, residente em Porto Alegre (à esquerda na foto)
 
LEIA TAMBÉM
Chapada dos Veadeiros, energia em meio à natureza

CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com