Piscinas da Barra da Lagoa, um pedacinho do paraíso

No caminho, visuais fantásticos ao alcance de todos

03 Fevereiro 2020 | Segunda-feira 09h25

Carlos Stegemann / ESPECIAL *
Imagens: Fernanda Stegemann


Por não mais que 20 minutos de caminhada, em uma trilha de baixo grau de dificuldade (além de bem sinalizada), chega-se a um dos mais belos recantos do leste da Ilha de Santa Catarina.
 
As piscinas naturais da Barra da Lagoa não são exatamente o que o nome sugere, mas reentrâncias nas pedras do costão.
 
Nelas, a água do mar se torna muito mansa e revela-se de um azul-esverdeado cristalino e a areia alvíssima no fundo.
 
O caminho é exclusivamente a pé e começa a partir da ponte no centrinho da Barra da Lagoa, junto ao ponto final dos ônibus.
 

Ao atravessar o canal avista-se dezenas de biguás sobre as pedras, ave aquática abundante no litoral catarinense. Na sequência, a Prainha, com 100 metros de areia, a água costumeiramente mais tranquila e menor frequência de público.
 
A trilha alterna mato fechado - no qual macacos-prego, lagartos e muitas espécies de aves aparecem de surpresa - e fantásticos visuais dos 13 km de praia (Barra e Moçambique), com o Morro das Aranhas e as duas ilhas homônimas ao norte.
 
As piscinas são acessíveis, mas exigem muito cuidado e, de preferência, mar calmo e maré baixa. As pedras que as circundam são escorregadias e/ou cortantes. Entrar n?água é muito mais fácil que sair.
 
O ideal é usar sapatilhas de neoprene e a máscara de mergulho é indispensável. O esforço será recompensado em cada segundo neste pequeno pedaço de paraíso.
 
* Jornalista e escritor, radicado na Ilha desde 1980.

CONFIRA TAMBÉM
Madeira, um paraíso (quase) tropical
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com