Austrália, Primeiríssimo Mundo

18 Julho 2018 | Quarta-feira 18h37

Vicente De Bona Filho, de Mandurah (WA)
 
Não por acaso, este país é considerado o segundo melhor do mundo para o ser humano viver, com elevado IDH. Aqui encontramos liberdade com responsabilidade aliada ao alto índice cultural e de respeito às leis.
 
A cidade de Mandurah tem 80 mil habitantes e fica na costa sudoeste do país. A principal cidade é Perth, metrópole com 2 milhões de habitantes.
 
São nas pequenas coisas, porém, que observa-se esta realidade. Dificilmente encontra-se qualquer tipo de lixo espalhado ou aparente.
 
Os parques são inúmeros, reservados ao lazer com churrasqueiras e quiosques para a população usufruir nos finais de semana. Equipes diariamente os mantêm perfeitamente limpos e seguros.
 
A segurança é notória e raramente encontramos um policial. As câmeras de vídeo são incontáveis.
 
Nos mercados e postos de combustíveis, funciona o autosserviço, uma prática só possível em países desenvolvidos. A mão de obra é bastante cara. Não se tem o luxo de empregadas domésticas.
 
Outro detalhe que chama a atenção é a construção civil. Dificilmente se vê construções verticais. A grande maioria das residências é de casas com no máximo dois pisos. Prédios somente nas grandes cidades, sendo preferencialmente comerciais.
 
Por ser uma cidade litorânea, Mandurah atrai turistas de todo o estado de Western Austrália e tem nos seus canais uma beleza incrível, ligando foz do rio Murray ao oceano Índico.
 
Antes, contudo, atravessa boa parte da cidade qualificando Mandurah como a Veneza australiana.




LEIA TAMBÉM
Aromas, sabores e história nos cafés de Paris