Um Brasil prestes a ser redescoberto

Período pré-cabralino aguça curiosidades

14 Novembro 2018 | Quarta-feira 18h30

 
"Reinaldo pensa como cientista, escreve como jornalista e tem coração de arqueólogo."
 
Se eu tivesse lido esta definição na capa de trás de  1499 - O Brasil antes de Cabral, de Reinaldo José Lopes, teria comprado o livro na hora.
 
Não li e comprei igual porque o período pré-cabralino sempre aguçou minha curiosidade. A leitura foi além das minhas expectativas.
 
Descobrir somente agora que no Brasil central havia cidades - no sentido urbanístico - com ruas, quadras, hierarquias e populações acima de capitais europeias deu um loop na minha alma americana.
 
A seriedade autoral torna Reinaldo refém de uma narrativa às vezes cansativa para quem não está habituado à pesquisa arqueológica.
 
Muito a propósito e para "dar fé" à obra (Harper Collins, 2017), a definição na abertura deste texto é do arqueólogo Eduardo Góes Neves, da USP.
 
Reinaldo, contudo, não descura o público leigo. Sempre que a terminologia roça a chatice, ele toma o leitorado pela mão com uma translação coloquial e por vezes bem humorada.
 
Eu, apaixonado como tantos pela misteriosa e envolvente temática acerca das civilizações mesoamericanas e seus vizinhos ao sul (maias, astecas e incas), balancei ao fechar o livro.

Quem me dera ter 20 anos pela frente para conferir o que a arqueologia high-tech a bordo de satélites irá perscrutar e revelar dos subterrâneos da nossa América. Quem sabe compense parte das perdas no incêndio do Museu Nacional do Rio.
 
Não deixa de ser, aliás, tragicamente irônico que nas dedicatórias, o autor inclua a "profecia" de J.R.R. Tolkien: "Das cinzas um fogo acordará, uma luz das sombras surgirá."

Reinaldo, matreiro que só ele, apenas nos abre a porta deste imenso laboratório continental. A frase virou clichê há décadas, mas segue atualíssima: quem viver, verá... um Brasil desaparecido juntar-se a quem há muito sumiu. 

Ou, como prefere Reinaldo também nas dedicatórias: a quem estava aqui antes de nós e nunca foi embora. 

LEIA TAMBÉM
1889, de Laurentino Gomes
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com