Livro da Acaert aborda 40 anos de coberturas

Depoimentos resgatam fatos marcantes em SC

18 Dezembro 2020 | Sexta-feira 10h49

Em webinário na tarde desta segunda-feira, 21, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão lança o livro "Acaert 40 anos - A memória de quem viveu a história".  Resultado de meses de pesquisa do jornalista Carlos Stegemann, a obra tem o timbre da Carbo Editora e reúne os principais fatos das últimas quatro décadas no estado.
 
Numa linha do tempo, profissionais de rádio e TV revezam depoimentos relacionados às mais distintas coberturas. "A proposta foi valorizar a atuação de quem registra a história no exercício diário da profissão", explica o presidente da entidade, 
Silvano Silva.
 
"Acaert 40 anos" revisita 59 fatos do período, como a queda do avião da Transbrasil em Florianópolis, em 1981, as cheias do Vale do Itajaí em 1983 e 2008 e a criação da Oktoberfest (1984) e do Festival de Dança de Joinville (1983). Destaca também a conquista da Copa do Brasil pelo Criciúma em 1991 e do torneio Roland Garros por Guga Kuerten em 1997.
 
Relatos de repórteres, locutores e apresentadores de TV e rádio alimentam 69 entrevistas e 25 imagens. "Quando relembraram essas experiências, após alguns anos do ocorrido, os profissionais tiveram percepções muito especiais, que demonstram a carga emocional que enfrentaram à época da cobertura", revela Stegemann.
 
O resgate histórico também reforça o mérito da mídia regional diante de grandes acontecimentos. "Momentos de superlativa importância teriam uma cobertura precária caso Santa Catarina não tivesse uma presença tão capilar e de tamanha qualidade de emissoras de rádio e TVs", acrescenta o autor.
 
O livro inclui o rol de conquistas e contribuições da Acaert para o setor em seus 40 anos de atividades, dissecado pelo jornalista Marco Aurélio Gomes. Ancorado por Silvano e Stegemann, o webinário começa às 14:30 no canal da Acaert no Youtube com Ivan Carlos (Rádio Super Condá / Chapecó), Elza Aparecida (Rádio Clube / Blumenau), Marcelo Santos (Radio Catarinense / Joaçaba) e Adelor Lessa (Rádio Som Maior / Criciúma).
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com