Aeroporto Municipal Leoberto Leal, 61 anos

01 Julho 2018 | Domingo 18h15

No resgate diário das edições de A Tribuna em seus primeiros anos, o jornalista Archimedes Naspolini pinçou nessa semana uma bela coincidência temporal: a inauguração do Aeroporto Municipal Leoberto Leal.
 

Aspiração de longa data da comunidade local, o aeródromo foi ativado no dia 30 de junho de 1957. Ontem, portanto, cravaria 61 anos.
 
Ao ser inaugurado pelo prefeito Addo Faraco sequer ganhou nome próprio. Era, descrevem A Tribuna e Archimedes, apenas Aeroporto Municipal do Pinheirinho, bairro da zona sul onde findava uma das cabeceiras de sua pista.


A festiva inauguração contou com dois bispos - D. Anselmo Pietrulla e D. Gregório Warmeling - e um ministro, o senador Nereu Ramos, da Justiça, representando o presidente Juscelino Kubitscheck.
 
Milhares de pessoas compareceram. Cinco aviões da FAB realizaram voos panorâmicos. Um incidente quase comprometeu o evento, relatou Sebastião Pieri, colaborador do jornal:
 

Mais de vinte aparelhos tomaram parte dos festejos, cujo brilho foi em parte empanado pela infeliz ocorrência de um avião do aeroclube de Porto Alegre que abandonou a pista de pouso ao procurar decolar em consequência de se haver partido seu comando de direção, indo atingir com a ponta da asa as senhoritas Aurora e Hélia Bianchini, causando-lhes sérios e graves ferimentos, sendo que a segunda teve o maxilar inferior fraturado.
 
Um garoto, ao procurar fugir do avião que vinha em sua direção, caiu e fraturou um braço. Felizmente as vítimas se encontram completamente fora de perigo e em franco restabelecimento.

 
O nome do aeroporto resultaria de uma tragédia um ano depois. Na noite de 16 de junho de 1958, um Convair da Cruzeiro do Sul chocou-se com uma árvore ao aterrizar no aeroporto de São José dos Pinhais (região de Curitiba) matando 18 passageiros.
 
Entre as vítimas, o senador Nereu Ramos, o governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o deputado federal Leoberto Leal.


Desativado no início dos anos 70, o aeroporto cedeu sua estação de embarque a uma escola estadual, a Jarbas Passarinho, até hoje no local. No muro, uma singela homenagem aos aviadores.

Já a  extensa pista abrigaria no final da mesmo década e início da seguinte a construção do Parque Centenário e suas várias unidades, incluindo a nova prefeitura.







Imagens: fotos 1 e 2 (Arquivo Histórico de Criciúma), 3 (levantamento aerofotogramétrico Codepla, 1977), 4 e 5 (desembarque do cantor Ivon Cury e do time do Metropol, anos 60, arquivo Rádio Eldorado), 6 e 7 (fotos aéreas do Parque Centenário, arquivo Codepla 1982), 8,9 e 10 EEB Jarbas Passarinho (1º julho 2018)