Adelor Lessa deixa Tribuna

Repórter de política, mudou a cena midiática local

24 Março 2020 | Terça-feira 19h34

Para um velho lobo das letras, a ruptura era há muito previsível e o dia chegou. Nesta terça, o jornalista Adelor Lessa pôs fim a 43 anos de vínculos com a mídia impressa, desligando-se da Tribuna de Notícias.
 
Até aqui, sua coluna nos vários veículos locais sempre foi referência em termos de cobertura política e leitura obrigatória para quem habitava e/ou curtia o meio.
 
Lessa para os leitores, Adelor para os amigos, começou a relação com os jornais em 1977 como repórter na sucursal de O Estado em Criciúma e também no Correio do Sudeste, o primeiro diário no sul de SC.
 
Dali pra frente, conquistou espaços na televisão (TV Eldorado) e rádio, sem jamais dar as costas às origens. Em 1988, coordenou um arrojado projeto de revitalização de um pálido Jornal da Manhã ao lado de jornalistas como David Coimbra, Nadia Couto, Janete Triches, Sílvio Bressan e Edi Balod.
 
"O Adelor foi o grande responsável pelo ressurgimento do Jornal da Manhã no fim dos anos 80", lembra David. "Ele arrendou o jornal e montou uma equipe de primeira. Ocupava-se do administrativo e do comercial, mas manteve sua coluna, o que dava credibilidade à editoria de Política."
 
"O Adelor sempre teve  talento como repórter, aliás um grande repórter", complementa Nadia. "Por isso nos inspirava na busca pelos diversos ângulos da notícia. Na época, era valorizado o furo de reportagem, algo que se perdeu um pouco em função do webjornalismo e das mídias sociais com seu imediatismo."
 
Com o papel impresso à retaguarda, Adelor se redescobriu no radiojornalismo. Após atuar como coadjuvante na rádio Marconi de Urussanga com o veterano Jota Sônego, ganhou um programa diário matinal na Eldorado substituindo os colegas Saulo Machado e Pedro Barcelos.
 
Neste limiar da década de 20, é justamente no dial que pretende seguir. Dono da Som Maior FM, já concilia de casa o resto dos dias da semana com pitacos no portal 4oito.com.br.
 
"Tem muito a ser feito, muitas ideias novas a desenvolver nos dois meios", antecipa o decano que aboliu por ora entrevistados no estúdio por causa do Corona. "O desafio é mudar, renovar sempre. É isso que faz a vida ser desafiante e prazerosa."
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com