Segundo turno de adversidades também climáticas

Modelos apontam frio, chuva forte e até geada

12 Outubro 2018 | Sexta-feira 08h14

Um semana de mudanças, incluindo frio, calor, chuva forte e chance de geada severa no topo da serra surpreenderá os catarinenses a partir de segunda-feira.

A projeção, segundo o climatologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, é do modelo estadunidense e se estende até o dia 21, um fim de semana antes do segundo turno das eleições.
 
"Teremos uma segunda quinzena de outubro bem dinâmica", pormenorizou, "com volumes altos de chuva, o que será ruim para a agricultura, e frio intenso para a fruticultura do topo da serra."
 
Coutinho, entretanto, expressou a expectativa de que o quadro possa sofrer alterações. "Vamos torcer para que suavize a intensidade do frio e dos volumes de chuva porque pelo que aponta o modelo poderemos ter oscilações muito grandes na temperatura."
 
Eventos extremos nesta época do ano tendem a causar prejuízos consideráveis à agricultura, lembrou ele. "Se a previsão é antecipada na hora certa, o homem do campo tem condições de decidir qual rumo tomará."
 
Como exemplo, Coutinho citou o caso de um "grande produtor de feijão" da região central de Santa Catarina. "Ele foi orientado a deixar o plantio para depois dos dias 25 e 28 deste mês."
 
LEIA MAIS ACESSO O SITE DA CLIMATERRA
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com