Ventania e ressaca no find?

Ciclone é monitorado na Costa Sul

24 Outubro 2018 | Quarta-feira 08h30

"Este aviso seria dado apenas na quinta de noite ou sexta, mas infelizmente um cliente mandou o zap (sic) para outros sem nossa autorização e deu esta confusão toda."
 
O comentário em tom de esclarecimento foi divulgado agora de manhã pelo climatologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, visando acalmar a população no sul do estado.
 
Desde ontem, um áudio do climatologista na rede Whatsapp gerou desconfiança de que se tratasse de mais um boato (fake news), como já ocorreu em várias ocasiões. O aviso menciona chances de ventos fortes e de ressaca no final de semana.
 
Em contato com o blog, Coutinho confirmou o alerta e em seguida ressaltou em suas contas corporativas no Twitter e no Facebook:
 
"No que vimos até agora, mantém o quadro de ventania no sábado e domingo, mais intenso entre sábado de tarde / noite e madrugada / manhã de domingo. Afetará toda SC, especialmente do centro ao litoral, também boa parte do RS e pontos do PR.
 
Sabemos muito do medo que a população tem de ventania e a variabilidade dos modelos, porém vem mantendo este quadro.

Este é o lado ruim da internet. Jamais seríamos irresponsáveis em divulgar ao público um quadro deste sem a confiança da real chance de acontecer. Olhando os modelos, para nós existe esta chance e informaremos dentro do possível esta tendência."


Ciclones ou sistemas de baixa pressão são comuns na Costa Sul brasileira. Intensidade e deslocamentos, contudo, podem mudar em poucas horas, recomendando previsões atualizadas mais próximas do fenômeno.
 
A esse respeito, também a Metsul Meteorologia, de São Leopoldo, emitiu comunicado no Twitter e no Facebook:
 
"Vários modelos indicam cenário de muito vento para o Leste do Rio Grande do Sul no final da sexta e no sábado, mas, por experiência profissional, sabemos que projeções de ciclones são suscetíveis a muitas mudanças e que previsões de quatro a cinco dias antes se prestam mais para gerar alarme e engajamento de internet do que informar.
 
Sem que o cenário esteja razoavelmente consolidado e com grau maior de confiabilidade, por responsabilidade e respeito ao público, não se justifica emitir qualquer aviso. No momento apropriado e com a devida antecedência, havendo a necessidade, alerta será emitido."

Imagens: Kiko Della Giustina (Balneário Rincão, arquivo 26ago2018 / Satélite GOES 16, 24out2018
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com