Oh, yesss, we do speak english

14 Julho 2018 | Sábado 10h46

A professora de inglês Cristiane Dias acaba de se destacar no ranking nacional. Num universo acima de quatro mil inscritos, cravou uma vaga entre as 10 experiências pedagógicas avaliadas como inovadoras pela Fundação Victor Civita, de São Paulo.
 
O reconhecimento do Prêmio Educador Nota 10 - 2018 mereceu matéria assinada neste sábado pelo jornalista Lucas Renan Domingos em A Tribuna. Cristiane é professora há 22 anos e leciona na Escola Maria José Hülse Peixoto, bairro Brasília.
 
A didática utilizada por ela com alunos da nona série aproximou os conteúdos da sala de aula do cotidiano de uma cidade que convive com imigrantes desde meados da década. Um encontro fortuito com ganenses num dos shoppings inspirou a professora.
 
Inúmeros outros fatores podem ou poderiam ter também inspirado tanto Cristiane quanto seus alunos. Afinal, não é nada recente a verve popular que mistura termos do idioma inglês com o nosso, "naturalizando" alguns, remendando outros.
 
Há tempos incorporamos jobs, feedbacks, plus, share, clean, timing, off, up, personal e influencers da mesma forma que nossos edifícios adotaram "halls" e "bike zones". Tudo muito naturalmente.
 
No segmento empresarial, então, para nem passar por perto do sistema financeiro, o "approach" é a regra. Um shopping - hummm - local escreveu "concierge" na plaquinha da recepção. Os ganenses ficaram encantados.
 
Quem caminha pelo bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pode muito bem plantar uma foto fake, ops, falsa na web, digo, em sua rede. Placas e banners - uh! - falam por si e não, não são um legado da Copa de 14.
 
Como Criciúma, Moinhos faz parte de um cotidiano irrevogável diagnosticado e processado por Cristiane. Palmas à sua percepção e tamanha devoção ao ofício.