Um sexagenário flamboyant na Henrique Lage

Soberba, árvore resiste às mudanças urbanas

06 Março 2022 | Domingo 10h56

Majestático e incólume, assim permanece o flamboyant tão frondoso quanto outrora. Não, não é poesia. 

Indiferente às mudanças urbanas radicais à sua volta, a gigantesca árvore aguarda sua hora na Rua Henrique Lage, a poucos metros da Avenida Álvaro Catão.
 
A foto produzida pela assessoria de imprensa da prefeitura de Criciúma - logotipo no canto inferior esquerdo - após 1976 mostra uma Henrique Lage de paralelepípedos e mão dupla. A via só seria asfaltada em meados de 1982.
 
Pelo enquadramento, percebe-se que foi clicada nas proximidades da esquina com a Rua Wenceslau Braz (à esquerda), acesso ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina. O pavilhão à direita era a Admol, conceituada oficina de automóveis, de pé até hoje. Ao fundo, o soberbo flamboyant. 
 
"Dizem que tem mais de 80 anos", repassa com algum exagero o funcionário de um posto de combustíveis próximo. "Se não tem isso, tem quase", confirma Zélia Rosa, membro da Igreja Presbiteriana situada na mesma rua e onde congregava o proprietário do terreno.

Funcionário público estadual, Adalberto Braglia foi um dos fundadores da Presbiteriana em Criciúma e atuou por vários anos como substituto de pastores. No terreno onde reina também uma enorme mangueira, ele fixou residência em agosto de 1960 e ali constituiu sua família.

"Acredito que o pai semeou estas árvores em seguida, talvez em 1961", revela o filho Válter Braglia, hoje residente no bairro Operária e técnico apaixonado pela restauração de rádios. "A maior parte da família mudou para outras cidades e ele faleceu em janeiro de 2004 aos 97 anos em Curitiba."

A idade também avançada do imenso flamboyant na Henrique Lage tem respaldo no histórico da planta. Importada de Madagascar para a América no início do século 19, ela dura em média 70 anos. Na primavera,  agrega uma encorpada floração avermelhada, arrebatando admiração e selfies. 


 
Colaboração: Marilei Rodrigues Corrêa / Arquivo Histórico Pedro Milanez - Criciúma
 

CONFIRA TAMBÉM!
 
VÍDEO: Estas ruas que pisamos
 
Arroio & Morro de tantas amizades
 
Rua João Zanette e as transformações urbanas
 
Marcas urbanas no legado Frydberg
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com