Ações do conselho podem melhorar transporte coletivo

07 Setembro 2018 | Sexta-feira 12h29

Uma intervenção mais firme do Conselho Municipal de Transporte Coletivo de Criciúma pode produzir inúmeros ajustes positivos ao sistema atual.
 
O incentivo foi apresentado nessa quinta pelo coordenador do curso de Direito e procurador da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, em encontro com integrantes do CMTC.
 
As conclusões são resultado de pesquisa de mestrado realizada entre 2013 e 16 avaliando atas do conselhos e políticas públicas adotadas pelo município.
 
Imagem: Leonardo Ferreira / Unesc

A dissertação Direito Social Fundamental: uma análise das ações e políticas públicas no transporte coletivo por ônibus de Criciúma levantou contribuições e ajustes de mais de duas décadas.
 
"Este direito é fundamental quando partimos da ideia de que sem ele o cidadão não chega ao posto de saúde, não vai para a escola ou graduação, não chega ao hospital e nem ao seu trabalho", lembra o professor.
 
Ex-instrutor de autoescola e ex-coordenador do curso de Tecnologia em Segurança no Trânsito, João Carlos já era pós-graduado em Direito de Trânsito. "Um transporte público eficiente é essencial para uma vida de qualidade", condiciona.
 
Imagem: Nei Manique

A pesquisa destacou quedas no número de passageiros e oportunidades em mais de 10 áreas de Criciúma. Entre as sugestões, a substituição dos veículos a diesel por ônibus elétricos e tarifas gratuitas aos domingos para incentivar o uso das áreas de lazer.
 
Por ser deliberativo, o conselho pode ser "eficaz em implantar suas iniciativas", reconheceu o conselheiro Edson Luiz Nascimento. "É possível trabalhar de forma mais atuante e tornar nossas decisões mais eficazes."
 
A dissertação analisou também as influências e ações nas esferas pública, empresarial e legislativa no transporte público de Criciúma. Confira! 
 
VEJA TAMBÉM
20 anos do Sistema de Transporte Integrado - 7set2016
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com