Barriga de porco ou Pancetta: saboreie!

11 Agosto 2018 | Sábado 08h00

Maria José Baldessar *

Uma das carnes mais saborosas do porco é a barriga ou, como chamam os italianos, a "pancetta". Pele grossa, carne entremeada de gordura. Dessa parte do porco é feito o bacon - cru ou defumado.
 
No Brasil, temos pouca tradição de comer a "pancetta" de outra forma que não seja como tempero. Pois bem: a carne da barriga, embora gorda, só tem gordura boa e muito sabor.
 
É uma dos pedaços mais baratos do porco, se comprado antes do processamento. Por aqui, R$ 14 o quilo. Na receita, uma barriga de porco assada, temperada com sal, pimenta, alho e "crestada".
 
A compra nem sempre é fácil. É preciso escolher um pedaço maior "mais polpudo", com muita carne e com a pele.  Não se assuste com a gordura, deixe o preconceito de lado e saboreie...


 Um pedaço de barriga de porco
Sal
Azeite de oliva
Pimenta do reino
Alecrim
Pimenta Síria* (uma pitada pequena)
Vinho branco (2 copos)
Água ou caldo de legumes (1 copo)
 
Pimenta síria é uma combinação de temperos - tem cravo, canela, noz moscada, cominho etc. Encontra-se nos supermercados e serve para muitas combinações. É deliciosa e nada picante.
 
Tempere a carne com todos os ingredientes (esfregue bem) e deixe repousar por duas horas.
 
Forre uma assadeira com papel alumínio e faça um embrulho solto - de forma que os vapores possam circular, coloque a carne e o caldo resultante do tempero. Asse por duas horas em fogo médio.
 
Retire do embrulho, coloque numa forma rasa, pincele a pele com óleo de oliva e coloque no forno em temperatura alta (300 graus) até ficar bem dourada e "crestada".
 
Sirva com um purê de batatas, cogumelos na manteiga (ou outro legume de seu gosto) e uma salada verde de rúcula acompanhada de fatias de maçã verde.
 
* Natural de Urubici, jornalista, professora da Ufsc, cozinheira e arteira, declara-se... mané que adora o mar.
 

LEIA TAMBÉM
Pernil a Düsseldorf

CONTATO
neimanique1956@gmail.com