Cozido não é sopa!

21 Julho 2018 | Sábado 17h30

Maria José Baldessar *
 
Um dia frio pede uma comida quente como um cozido ou uma feijoada. Vindo das tradições portuguesas e, muitas vezes, feito com feijão branco, o cozido é feito de legumes, carnes e folhas numa sinfonia de sabores.
 
É bom deixar claro: cozido é feito para reunir amigos e família, jogar conversa fora e não ter pressa em sair da mesa. Diferente da feijoada, é uma comida de fácil digestão.
 
Para fazer um bom cozido, basta uma panela grande e paciência. Na minha receita não uso feijão branco, mas quem quiser usar, pode.
 
Para seis pessoas, 500 gramas de feijão são suficientes para dar corpo e gosto. Basta incorporar logo depois de refogar a carne de boi e o charque.
 
INGREDIENTES
 
2 quilos de carnes defumadas diversas (lombinho de porco, linguiça Blumenau, bacon, costelinha)
2 quilos de músculo ou carne de peito
½ quilo de charque
 
3 batatas-doce pequenas
6 batatas médias
3 cenoura grandes
1 abóbora pequena
6 batatas baroa
 
1 repolho pequeno (ou as folhas verdes do repolho)
2 maços de folhas de folhas de couve
3 cebolas inteiras e uma picada
4 pedaços de aipim
1 chuchu inteiro
 
Alho a gosto
Salsa/cebolinha / louro
Pimenta do reino
 

PREPARO
 
Dessalgue as carnes defumadas e o charque (deixe na água de uma dia para outro). Tempere o músculo ou carne de peito com um pouquinho de sal e pimenta - deixe repousar por uns 30 minutos.
 
Lave as folhas, descasque os legumes - menos a abóbora - e reserve. Pique uma cebola e esmague o alho.
 
Em uma panela grande, refogue a carne de boi até dourar. Depois acrescente a carne seca, a cebola e o alho picados, os temperos verdes e o louro, cubra com bastante água e deixe cozinhar.
 
A água deve ser suficiente para receber todas as demais carnes e os outros ingredientes. Assim que levantar fervura, espere 40 minutos e coloque os defumados e a linguiça.
 
Deixe ferver por mais 1 hora e verifique se as carnes já estão macias. Se sim, inicie a colocação dos demais ingredientes por ordem de cozimento - dos mais duros para os menos.
 
Aipim, abóbora com a casca, cenouras inteiras, cebolas inteiras, batata-doce, batata baroa e finalmente o repolho (partido ao meio) e a couve.
 
Importante: verifique o ponto de cozimento dos legumes, vá retirando os que estiverem prontos e colocando num refratário. Quando as carnes estiverem bem macias, ajuste o sal, tempere com pimenta (a gosto) e retorne os legumes para a panela.  
 
Cozinhe por mais cinco minutos e sirva. O acompanhamento perfeito é o pirão de farinha de mandioca feito com o caldo do cozido e arroz branco.
 
* Natural de Urubici, jornalista, professora da Ufsc, cozinheira e arteira, declara-se... mané que adora o mar.
 
LEIA TAMBÉM
Matambre Dourado, um manjar uruguaio