Maria Izabel: cachaça com nome e paixão de mulher

14 Julho 2018 | Sábado 16h50

Carlos Stegemann *
 
No próximo dia 25 de julho começa a 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) no litoral sul fluminense, evento do qual tive a oportunidade de participar e / ou cobrir em seis edições.
 
Paraty é uma joia que agrupa patrimônio histórico, praias e ilhas paradisíacas que exigem uma vida para serem conhecidas. Dignas de igual destaque a sua gastronomia, o artesanato e as artes plásticas.
 
Com a Flip se tem a oportunidade de dispor desta múltipla e incomum oferta de atrativos, embora os protagonistas sejam escritores, de prosa e verso, diretores de cinema, dramaturgos e ativistas culturais.
 
No rol das tradições da região está a produção de cachaça. Maria Izabel resgatou em 1996 a prática do lado paterno de sua família, cujos registros remontam ao século 19, período em que era fornecida ao rei Alberto, da Bélgica.
 
A bebida com o nome da proprietária é feita a partir de cana de açúcar cultivada em seu sítio (Santo Antônio, aceita hóspedes). Ali também um recanto de rara beleza à beira da baía da Ilha Grande.
     
Maria Izabel é a única cachaça da região ainda feita com fermentação artesanal. Tem produção limitada e uma série de cuidados que conferem a ela um sabor incomum e de alta qualidade.
 
Suspeito, porém, que o verdadeiro segredo é a participação da dona no processo. Uma mulher carismática e apaixonada pelo que faz!
 
CONTATOS
www.mariaizabel.com.br
contato@mariaizabel.com.br
(24) 99999 9908
 
* Jornalista