Matambre Dourado, um manjar uruguaio

07 Julho 2018 | Sábado 15h47

Maria José Baldessar *
 
Duas coisas movem meu prazer na cozinha: curiosidade e experimentação. Sempre invejei e, invejo, quem sabe fazer um bom empadão, um assado macio, um refogado saboroso.
 
Numa das idas ao açougue me vi comprando uma peça de matambre de boi. Na primeira vez que fiz, inventei um enrolado recheado com cenoura e creme de aipim. Não deu certo, mas a carne ficou macia.
 
Resolvi investigar mais e descobri como os uruguaios preparam essa carne: assada no leite com salsa. Fiz e ficou divino. Compartilho a receita com vocês.
 

Uma peça de matambre (mais ou menos um quilo e meio)
Leite suficiente para cobrir (um litro )
Um punhado generoso de salsa (picada bem fininha)
Sal e pimenta do reino

 
Tempere o matambre com o sal e pimenta (massageie bem). Coloque em uma forma (que possa ir para o forno), a salsa por cima e cubra com o leite. Coloque na geladeira e deixe descansar por pelo menos quatro horas.
 
Asse em temperatura média (200 graus) até a carne ficar macia e o leite coalhar e dourar. O tempo de forno depende do tamanho da peça e espessura dela ( mais ou menos uma hora e meia).
 
PS: na primeira hora eu cobri com papel alumínio. Mas, o Pablo, meu amigo uruguaio, diz que eles colocam no forno sem nada. Esse detalhe fica por conta de quem está na cozinha.
 
Guarnição
Um bom acompanhamento é uma salada verde (alface e rúcula) e arroz branco ou um purê de batatas.
 
* Natural de Urubici, jornalista, professora da Ufsc, cozinheira e arteira, declara-se... mané que adora o mar.
 
LEIA TAMBÉM
Codornas com polenta de milho verde