Robalo, uma ceia alternativa na virada

Ao forno e com molho de iogurte, iguaria light

29 Dezembro 2020 | Terça-feira 09h59

ESPECIAL / Maria Fernanda Stegemann / Carlos Stegemann *
 
Robalo na virada? Por que não? Para inovar e optar por uma iguaria light na ceia de ano-novo, este peixe é uma alternativa tão simples quanto deliciosa.
 
Espécie com carne branca e tenra, o robalo é muito apreciado também pelo preparo fácil, dispensando acabamentos sofisticados e com pouco tempo no fogo.
 
Há quem o prefira apenas grelhado, com sal e limão siciliano, destacando seu sabor pronunciado. É popular na costa brasileira, presente nas regiões de foz de rios, baías e próximas a mangues, onde encontra seu alimento, peixes pequenos e crustáceos.
 
No sul, o Robalo Flecha é a variedade mais comum, também chamada de robalete, independentemente de seu porte. A pressão de pesca e a poluição das áreas costeiras o tornaram uma iguaria disputada e de custo alto, em especial quando vendida em filés.
 
INGREDIENTES
1 robalo limpo (sem a cabeça) de 700 gramas a 1,5 kg
2 copos de iogurte natural integral
1 dente de alho picado
1 colher de café de molho de mostarda
4 ramos de cebolinha picada
Sal
 
MODO DE PREPARO
Abrir e eviscerar o peixe, remover a cabeça (pode ser aproveitada para caldo ou para pirão), as nadadeiras, ferrão e as escamas. Aproveite as ovas, de sabor delicado, grelhando-as na manteiga.
 
Corte o peixe no sentido longitudinal. Esfregue alho moído e sal moderado na superfície do peixe. Polvilhe pimenta branca. Recheie com fatias finas de tomate e cebola roxa.
 

Unte a forma com azeite de oliva e pré-aqueça o forno por cinco minutos. Asse entre 20 e 35 minutos, dependendo do tamanho do exemplar escolhido.
 
Para o molho de iogurte, basta misturar os ingredientes. A carne do robalo vai se soltar facilmente da espinha, proporcionando um grande filé. Cubra com o molho no prato.
 
Sirva com arroz branco ou purê de batatas. Ou ambos. E que 2021 nos seja leve!
 
* Amigos. O que nunca significou tanto como no ano que se encerra.
 
Gostou? Então confira também:
Salmão minimalista: sem concorrência!
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com