MEMÓRIA Luto no 9º BPM

Há 20 anos, assalto resultou em dois PMs mortos

08 Setembro 2023 | Sexta-feira 17h11

Atingido num dos pulmões por um balaço de fuzil calibre 762 ao cercar assaltantes numa agência bancária no centro de Criciúma, o soldado PM Joel Domingos resistiu durante 13 dias.
 
Na noite de 8 de setembro de 2003, faleceu na UTI ampliando a comoção entre colegas do 9º BPM, já enlutados pela perda de outro soldado na mesma operação. Oito assaltantes invadiram agência do Unibanco na Avenida Centenário na tarde de 26 de agosto.
 
Joel e os colegas Sérgio Buratti, de 40 anos, e Marlon Bussolo, 37, atuavam no trânsito e foram acionados devido à proximidade com a agência. Assim que posicionaram o furgão Ducato no canteiro central à espera de reforços foram alvos de disparos.
 Fotos: Walmor de Oliveira / JM
Atingido por dois tiros, Sérgio faleceu no local. Marlon foi ferido no ombro e teve alta em poucos dias. Policial militar há oito anos, Joel foi sepultado com honras militares no cemitério do bairro Brasília.
 
"Ele deixou a esposa grávida de três meses e um filho de sete anos", relatou a jornalista Daniela Niero no Jornal da Manhã. "Não perdi um policial e sim mais um filho", expressou o comandante do batalhão, coronel Norival De Lorenzi Cancelier.
 
Os assaltantes invadiram a agência às 16:30 e fugiram após quatro minutos sem um único real. Nos anos seguintes, a imprensa acompanhou os desdobramentos do caso, registrando a morte de dois assaltantes em confronto com policiais e a prisão de três.
 

ARQUIVO / Jornal da Manhã - edição de 10 de setembro de 2003.
COLABORAÇÃO / Marilei Rodrigues Corrêa / Arquivo Histórico Pedro Milanez / Criciúma
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com