Há 30 anos, fibra ótica conectou Cri e Floripa

Projeto ousado durou poucos meses

31 Dezembro 2024 | Terça-feira 18h44

O domingo 1º de janeiro de 1995 empossou deputados, senadores, governadores, o presidente Fernando Henrique Cardoso e ativou uma novidade no dial catarinense. Entrevistado em Floripa pelos jornalistas Adelor Lessa e David Coimbra, o governador Paulo Afonso inaugurou a Rede Eldorado de Informação.
 
O ousado projeto envolvia duas emissoras do sistema RCE Rádios, vinculado ao Grupo Cecrisa. A partir daquele dia, explicava o engenheiro Evanir Meller, a Eldorado AM 570, de Criciúma, e a Cultura AM 1.110, da capital, conectariam as duas cidades por um cabo de fibra ótica da Telesc. Investimento pioneiro em SC, garantia Meller.
 
Na segunda-feira, dia 2, vários programas passaram a trilhar o vaivém da fibra. O de Adelor, gerado em Criciúma na faixa matinal das 7:30 às 9:30, era ouvido em Floripa. O Eldorado 20 Horas, apresentado na capital pelo jornalista Marcelo Fernandes, era ouvido no sul do estado.
 
O custo elevado do upgrade tecnológico abreviou o projeto. O desequilíbrio financeiro exigiu um breque de arrumação radical. Com raras exceções, Adelor e a equipe de esportes entre elas,  as demissões varreram a programação. Ficou o gostinho da experiência e uma perene lembrança. Afinal, a gente esteve lá.


 


Imagens: Revista da Eldorado - Ano 1, Número 1. Março de 1995.

Textos: Ednéia Pavei, Paula Remísio e Andressa Fabris (EPA Comunicação).

Fotografias: Ulisses Job.

Design gráfico: Zé Dassilva.

Impressão: Gráfica Líder. 










CONFIRA TAMBÉM
O último Grande Plantão Eldorado


 

CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com