Obras públicas vistas por drones

Imagens aéreas reduzirão promoções pessoais?

11 Agosto 2021 | Quarta-feira 19h51

O uso de imagens de drones por assessorias de comunicação está longe de ser uma novidade, mas nem por isso integra as suas rotinas. Utilizadas bem antes por publicitários, sempre eles a dar o push, elas incorporaram e encorparam audiovisuais e vídeos promocionais.
 
A popularização dos veículos aéreos remotos reduziu custos e começa a alterar o dia a dia nas assessorias também de prefeituras. Saem do foco prefeitos e vices passeando e posando numa rodovia ou rua, ganham relevo as obras custeadas pelos contribuintes.
 
Exemplo disso veio nesta semana do jornalista Marciano Bortolin, assessor da prefeitura de Morro da Fumaça. No que seria mais um relise sobre pavimentação, ele agregou foto aérea de uma estrada vicinal asfaltada. "Há obras que não conseguimos mostrar a grandiosidade de baixo", explicou-me. "Com o drone, muda tudo."   


É cedo para se acreditar que os drones reduzirão o uso das máquinas públicas nas abomináveis promoções pessoais. Boa hora, talvez, para perguntar quem em breve receberá o devido "crédito" pela foto. Aqui e ali, pululam nomes de pilotos remotos, o que me soa justo.
 
Nas primeiras décadas do século 20, a Kodak disseminou o slogan que lhe deu fama: aperte o botão, a gente faz o resto, numa tradução livre. Meu temor é que logo, loguinho, a inescrutável DIVULGAÇÃO ampliará seu portfólio.   
 
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