VÍDEO Opção Rincão: 20 anos de oportunidades

Cidade acolhe gente de cidades vizinhas e migrantes

13 Setembro 2023 | Quarta-feira 16h26

No dia 14 de setembro de 2003, o eleitorado do município de Içara foi às urnas para aprovar por 52% dos votos o desmembramento do distrito do Rincão. Pequena em termos territoriais, a comunidade praiana hoje acima dos 15 mil habitantes ficou com os 13 km de orla marítima e sete lagoas.
 
Para desânimo geral, a legislação foi alvo de questionamento jurídico e o sonho da emancipação hibernou nos tribunais até 2012. A. Na primeira eleição em outubro daquele ano, o ex-prefeito de Criciúma, Décio Góes, venceu, mas não levou. Estava inelegível, decidiu com atraso a Justiça Eleitoral.
 
Na eleição suplementar em março de 2013, ele derrotou de novo o adversário Jairo Custódio, ex-presidente da comissão pró-emancipação. Ao tentar a reeleição em 2016, Décio perdeu. Jairo assumiu, investiu pesado na infraestrutura do balneário e foi reeleito em 2020 com 87% dos votos.
 
O minidocumentário "Opção Rincão: 20 anos de oportunidades" ouve protagonistas de duas décadas e radiografa as transformações urbanas às vésperas de mais um verão. Constata também um intermitente fluxo de gente de cidades vizinhas em busca de qualidade de vida, além da chegada de migrantes de vários estados.
 

 
COLABORAÇÃO / Marilei Rodrigues Corrêa / Arquivo Histórico Pedro Milanez / Criciúma  
 
CONTATO BLOG
neimanique1956@gmail.com